Mesa de luz – Making of

Orgulhosamente apresento a mesa de luz que eu construí no meu recesso. Trata-se de um produto com design muito bem resolvido, barato, leve e construído com pedaços de sucata. Permite que eu anime e fotografe os desenhos  simultaneamente.

Cumprindo todas as funções que eu sempre desejei numa mesa de luz, tenho aqui a régua acme e o disco junto com o suporte de webcam para capturar os desenhos. Le ferramente definitive para a arte da animação.

Gastei apenas 200 reais. 110 no acrilico, 75 com a luminaria do topo e o resto com pregos, cola e parafusos.

2 compensados de 5 mm sustentam um disco de acrilico de 8 mm. Tive que pedir ajuda pro meu pai pra cortar redondo os compensados, pois não sei usar a serra sirico-tico.

Os pinos laterais da “régua” foram modelados em durepoxi, o pino central é um pedaço do cabo de uma colher de madeira da minha mãe. A colher dela agora “sumiu” mas graças a deus ela  não entra na internet.  Furos no acrílico empapados de super bonder seguram os pinos.

A armação de metal que sustenta a mesa nada mais é que a grade do forno de um fogão velho com as hastes do meio arrancadas.

Pedaços de tranca estilo tramela serviram para fixar o suporte de metal na madeira.

Uma webcam normal presa num suporte de luminária faz a captura dos desenhos.

Barbantes seguram as duas partes, deixando a estrutura em pé. Optei por essa solução para deixar a mesa leve. Funcionou muito bem.

É muito legal construir as coisas em vez de sair correndo comprar. Dá prazer ver algo projetado e depois pronto. Me diverti fazendo isso e economizei 170 reais.

5 thoughts on “Mesa de luz – Making of

  1. Olá. Eu sou estudante de animação tbm, com baixo orçamento, pensando em montar minha mesa de luz pra economizar, você poderia me dizer onde comprou o disco de acrílico por 110,00? Obrigada =)

  2. Muito legal sua mesa. Onde consigo o acrílico e qual o nome para comprá-lo. Preciso fazer uma.

  3. boa solução… mas me ajuda em algumas dúvidas
    qual é o diâmetro da peça de acrílico??? qual é uma resolução boa para a webcam?
    abs,
    léo

    1. fiz a peça com 50 cm de diametro, pode ser um pouco menor, veja o tamanho das folhas que vc vai usar.
      A resolução da camera pode ser bem baixa , usei uma bem comum. Uma resolução SD 720 x 480 pixels já ta bom, ela serve apenas para capturar os desenhos e ver como esta ficando o movimento.

      Abraços

Leave a comment